sexta-feira, 1 de maio de 2009

Memorial de leitura

Na infância não tive a oportunidade de ler, pois em minha casa não havia livro, mas tive a felicidade de ouvir muitas histórias de contos de fadas e de assombração, contadas por meus familiares, pai, mãe, avós, histórias que até hoje uso em sala de aula quando desenvolvo o projeto "contos na sala de aula"
Na verdade eniciei minha vida de leitora ,quando na admissão ao ginásio "conquistei o segundo lugar" e recebi como prêmio o livro "Compêndio de História do Brasil ", do autor "Antônio José Borges Hermida", agora, era eu a contadora de Histórias, mas do Brasil para meus familiares, mesmo assim não me tornei professora de História.
Já no ginásio, visitava sempre a pequena biblioteca do colégio onde estudava e confesso que ficava fascinada, sonhava um dia ter muitos livros para lê-los com calma e quantas vezes sentisse vontade.
Ao cursar a faculdade e já trabalhando comprei muitos livros indicados pelos professores, como gramáticas, linguística, didática, literatura, filosofia, filologia, História da da língua Portuguesa e outros que me ajudaram a concluir com êxito o curso, asssim como ganhei muitos livros, pois na escola em que trabalhava os alunos liam quatro livros ao ano e consequentemente os professores também e foi desta forma que consegui montar uma pequena estante na sala de casa


Desta época lembro-me que muitos livros foram lidos, mas os do autor Mattoso Câmara Júnior foram os preferidos pelos professores. Agora,com quem me agarrei mesmo foi com o Macambira,que me deu luz para eu preparar minha aula prática do concurso de Ananindeua e naturalmente com esta luz fui aprovada.

A Lucrécia D'Aléssio Ferrara com seu livro "Leitura sem Palavras", deu-me ideia para um projeto entitulado " da linguagem não -verbal à verbal ", onde o projeto mostrava alternativas de leituras e foi defendido para a titularização de especialista obtendo a nota máxima.


Tenho feito outras leituras como:"Oficina de leitura teoria e prática,Texto e leitor,aspecto cognitivo da leitura, ambos da autora Angela Kleiman."Coesão textual e coerência textual da autora Ingedore Vilaça Koch. "Gramática e interação de Luiz Carlos Travaglia. " Da fala para a escrita, atividade de retextualização ," Produção textual,análise de gênero e compreensão" os dois últimos do autor Luiz Antônio Marcuschi . Todos eu adorei ler ,porém o do travaglia e os dois do Marcuschi encantam,uma vez que, muitas dúvidas eles me esclareceram e eu não os larguei mais.

E continuo lendo mais e mais livros, pois faço uma viagem fantástica através das palavras.