quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

AUTO AVALIAÇÃO

"O segredo para ser e permanecer sempre jovem, mesmo quando o peso dos anos castiga o corpo, o segredo da eterna juventude da alma é ter uma cousa à qual dedicar a vida"

(D. Helder Câmara)

Esta eterna juventude espiritual brota e permanece em mim pela profissão dinâmica que é o Magistério, pois o mesmo dá oportunidades de contactar com cursos e pessoas maravilhosas como no caso do Gestar II, que veio qualificar e versatilizar a minha vida profissional, com o material didático elaborado por profissionais competentes na área, o qual aguçou a sede por leituras, pesquisas, aulas que eu chamo de "vivas" que contam com a participação do aluno e a satisfação da família e da escola.


O Gestar II me trouxe a oportunidade de fazer uma "Viagem fantástica", que no início não acreditava chegar ao final, pois as pessoas que aderiram ao curso eram especialistas e mestrandos e foram informados de que o curso seria ministrado por professores da UnB, eu fiquei apavorada e comecei a estudar o material, buscar outras fontes, preparar reflexão, dinâmias, resumos, slid e outros...além de tudo a preocupação era também com relação ao tempo para as atividades, estava preocupadíssima , não com a minha capacidade, mas com a aceitação, porque em Ananindeua estamos acostumados a participar de cursos, que quando retornamos para sala de aula, aquela teoria vista fica apenas para o professor, assim como os papéis e sempre se dá valor a pessoas de fora, por estas razões não dormi bem várias noites até o primeiro encontro e foi um grande alívio... porque consegui atividades para o horário todo e percebi que pelo manuseio do material e o modo como foi coduzido o encontro, eu estava no caminho, por esta razão consegui manter a turma com entusiasmo, acreditando que a mudança estava em nossas mãos e isso confesso que foi surpreendente, ali não havia saber mais ou saber menos todos estávamos no mesmo balão, por isso havia atualização, atenção, interação, reflexão, cooperação, animação, disposição, e compromisso de compartilhar conhecimentos e repassar para o educando que se sentia feliz na socialização das pesquisas direcionadas pelo professor e isso foi gratificante para mim e muito mais para o cursista.
O Gestar II, foi uma experiência impar, prazerosa, gratificante e enriquecedora, porque conheci e convivi com pessoas extraordinárias como TAMAR e VERA CINTRA que com suas palavras e gestos encheram-me de coragem para chegar ao final da primeira parte do Gestar II, com a certeza de ter colaborado para a mudança de metodologia de uma pequema parcela que levarão e lançarão as sementes deste curso. Com colegas de vários municípios do Pará nos encontros de formação que apesar de pouco tempo de convivência contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal com seus depoimentos. Com meus cursistas que sempre percebia em seus olhares confiança e isso me dava mais vontade de pesquisar e organizar o encontros, portanto o Gestar II só foi crescimento pessoal e profissional.

ENCONTRO DO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009

O encontro do dia 12 de dezembro foi na escola São Paulo é foi marcado por grandes sentimentos, pois a fase presencial do Gestar II está na reta final .



A professora Maria Dias leu uma mensagem de despedida e se emocionou muito.


Este é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo o que passamos, sem dúvida, muitas tristezas e conflitos, mas felizmente, vivemos inúmeros bons momentos, de alegria, de vitórias e de cumplicidade.


Não podiamos imaginar as coisas que nos aconteceriam, o início foi incerto e incomum, agora é sentir saudades das descobertas, dos sonhos que tivemos, dos risos , das lágrimas, da troca de experiências, do aprendizado, do companheirismo vivido, por tudo isso nos tornamos seres sonhadores, planejadores, inovadores e a mudança esta em nossa mente, portanto a vida nos dará oportunidades para fazermos histórias, pois o potencial está em nossas mãos, uma vez que fizemos parte do projeto Gestar II que transforma e dimamiza aquela aula ou atividade que estamos acostumados a realizar, e este tipo de aula faz bem ao aluno que se torna importante e muito mais ao professor que terá a certeza de que tudo terá valido a pena pelo que ensinou e pelo que aprendeu com o aluno.



Cantamos com muito entusiasmo "Amigos para Sempre"


Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
como eu estou sofrendo
Vem, veja através dos olhos meus
a emoção que sinto em estar aqui
Seguir teu coração e amando
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes nos momentos de prazer
Amigos para sempre.
.........................................................................

Fizemos entrevistas com os cursistas perguntando " O que o Gestar II mudou em sua vida profissional?" e entrevistamos antes dos cursista alguns alunos que falaram muito bem das aulas.
Depois a professora VERA solicitou que cada cursista escrevesse o nome no papel e passasse para os demais cursistas que escreveriam uma mensagem ou falariam sobre a pessoa ate chegar no dono ou dona do papel que leria com estusiasmo e foi muito choro...
Logo em seguida distribuiu papel para os cursistas escreverem para as formadoras, as quais leram com emoção e logo em seguida os agradecimentos
Alguns cursistas conseguiram aplicar a prova de "Entrada" e outos não, porque a secretaria só enviou as cópias, após a avaliação final. E saimos para o almoço que seria de confraternização, porém a Secretaria não liberou e fomos almoçar no aconchego do lar.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ENCONTRO DOS DIAS 1º e 5 DE DEZEMBRO

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis.

(Fernando Pessoa)

Foi o que aconteceu na II EXPOINFO da Secretaria de educação, exposição esta em que as cursistas RAQUEL e SILVIA estiveram mostrando o que aprenderam com o Gestar II e foram realmente momentos inesqucíveis. A árvore de vassouras de açaí de gêneros textuais fez sucesso, os poemas também marcaram presença e chamaram muito a atenção de todos.

O Gestar II está acontecendo em um tempo mínimo, porém os cursistas jamais esquecerão de gêneros textuais e outros assuntos revistos nos encontros. Hoje eles tem um novo olhar para os a velhos assuntos.







Os encontros dos dias 1º e 5 de dezembro aconteceram na escola São Paulo e na faculdade Fama de 8 às 18 horas.


Iniciamos com os textos "O Pote Rachado" e "O julgamento", onde todos fizeram leitura expressiva e logo após os comentários.

Que coloca que somos importantes, mas não somos perfeitos e de nossas fraquesas podemos tirar forças, todos nós somos potes rachados, e que neste projeto regaremos a renovação da escola em que estamos trabalhando, aos poucos faremos a construção do projeto com os demais colegas e que devemos estar preparados para julgamentos, e quando acontecer os comentários devemos lembrar dos textos e convencer os amigos a participarem desta construção, porque a semente foi lançada e regada por nós.

Solicitamos uma oração que foi dirigida pela cursista Ivonete, e logo em seguida os abraços cheios de sentimentos.

Combinamos o encontro final, onde os cursistas apresentarão um resumo do curso em poesias, depoimentos, música, ou a critério do mesmo e o projeto, pois é um gestar em cada escola.


Depois abrimos pra os "Avançndo na Prática".


Os verdadeiros vencedores na vida são aquelas pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la.

( Bárbara Pletcher)


E nós do Gestar nós esforçamos para melhorar a educação de Ananindeua, por isso os cursistas idealizam aulas que estimulam o raciocínio e a criatividade do aluno.


O cursista Renato da escola Bugarelli, trabalhou Gêneros textuais em forma de seminário com os temas" drogas, violência e prostituição". Objetivo era mostrar a realidade social por meio de textos e o intercâmbio família /escola. Muitos alunos convivem em um ambiente inadequado e parece que não percebem o perigo e em contato com vários textos com relação aos temas espera-se que o discente desperte para o perigo e com realção família /escola é porque muitas famílias só aparecem no final do ano para cobrar notas.

Selecionou alguns filmes como "Anjos do Sol ", " Cedo ou tarde " e outros em que os alunos assistiram e comentaram. Selecionou também músicas para a interpretação e pesquisa sobre os temas.


Os alunos mostraram a realidade do Pará com relação a prostituição infantil, gravidez precoce por meio de vídeo e chegaram a conclusão que a pessoa pode morar onde morar , que se ele quizer ser alguém, será e que bandido vive até 18 anos, e que é bom a família está presente em reuniões ou simplesmente fazer visitas frequentes para saber como está o filho na escola.


Os cursistas Dimitri e Dino da escola Raimunda Pinto, trabalhar gênero poético, na literatura de Cordel, trabalharam o histórico e a métrica e a pesquisa sobre cordel, socialização e exposição.


A cursista Líliam da escola Raimunda Pinto, trabalhou a interpretação de músicas do dia a dia dos alunos.

A cursista Valdelice da escola Raimunda Pinto, trabalhou "Brincadeira de roda". Comentou que se surpreende porque a família ajudou se não a criança não saberia explicar este passado para fazer comparações com o presente. Os alunos fizeram um resgate das brincadeiras de roda, apresentaram como as crianças brincavam antigamente, a inocência das brincadeiras das cantigas, o comportamento geral das crianças depois foi colocado como é a brincadeira de hoje, como a perda da inocência, a maldade dos adultos com relação as crianças, os jogos eletrônicos que influencia a violência.


A Cursista Ana Maria da escola Lúcia wanderley, trabalhou Charge, e o mais interessante foi que os alunos desenharm e fizeram a interpretação.




Trabalhamos o Tp2 na parte de arte e iniciamos com a dinâmica " O cadáver esquisito" que é construção de um poema, onde cada cursista recebeu um pedaço de cartolina para escrever uma frase, que foi colocada em um cartaz, colada uma após outra e depois copida e lida segundo a entonação de cada um. Com isso mostramos que a poesia é uma arte e que o professor de português usa arte na sala de aula, um vez que lança mão de música, poesias, imagens....







Iniciamos a oficina 4 do Tp 2, unidade 8. onde os cursistas trabalharam mais com bilhetes e após socialização dos bilhetes, a professora Helena fez uma poesia para homenagear a arte.


Minha tradução


Uma parte de mim
Viaja
Veleja
Se engaja
Outra, se cala
se encolhe
e para
Uma parte de mim grita
se agita
enloquece
Outra, erquece
Outra, emudece
se erquece
ensurdece

Uma parte de mim
é gigante
inatingível
é fortaleza
Outra, é frágil
parcela na
Cristal raro
Delicadeza
juntar, unir, ligar uma parte na ourtra não é uma questão de vida ou morte é questão de sorte.
Helena Viana
01/12/2009
Apresentamos algumas obras de arte do "ARTE PARÁ" 2009, para deixar claro que o aluno em língua portuguesa deve analizar a obra de acordo com o seu entendimento isso o deixará livre para produção textual.
A professora Maria Dias sugeriu que os alunos fizessem uma obra de arte abstrata com canetas e destacassem apenas as figuras sugeridas e com os nomes redigissem um narração.
Os cursistas trabalharam como revisão o TP4 , oficina 8 unidade 16, cujo objetivo é desenvolver uma sequência de produção textual e foram trabalhados provérbios para a reflexão e produção textual, a música Brasil mostra tua cara, onde foi confeccionado um painel com fotos a fim de que fosse estimulado a auto - estima e a profissão futura e outras ideias surgiram para a produção textual.
Solicitamos a leitura do TP 6 que tem como objetivo identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos, para isso foi combinado que cada cursista criaria seu código, porém nos apresentamos um código se o cursista quizer seguir poderá lançar mão.