sábado, 22 de agosto de 2009

VISITAS PEDAGÓGICAS. SEXTA - FEIRA DIA 23/08

A professora Sílvia Mara Almeida da escola Álvaro Adolfo, aplicou o avançando na prática, usando o gênero poético para trabalhar "Figuras de linguagem, no dia 23/08 pela manhã.
Para iniciar a aula cantaram a música "Planeta água" de "Guilherme Arantes" e logo em seguida a exploração do texto pela mesma.


Após a interpretação e o estudo da gramática contextualizada pela professora, foi a vez dos alunos contextualizarem o assunto, o que fizeram muito bem, uma vez que os exemplos foram do dia-a-dia dos alunos.



Assistiram a exposição dos alunos a gestora, a orientadora, a professsora Janete, as quais cantaram também no início e no final, deixando os alunos à vontade.


No dia 21/08/ à tarde a professora Maria Helena Viana, da escola Álvaro Adolfo aplicou o " avançando na prática" na 7ª série usando o gênero poético para contextualizar metáfora
Iniciou a aula usando para motivação a pergunta - O que é a vida?. Vários alunos responderam segundo a concepção de cada um e imediatamente a professora mostrava porque o pensamento era uma metáfora



Ainda para explicar "metáfora" a professora leu o poema "Inscrição para um lareira" de "Mário Quintana", sempre com muito entusiasmo por isso todos participaram da leitura e interpretação direcionadas pela professora
Para fixar conhecimentos cantaram " o que é ? O que é ?" de "Gonzaguinha", sempre mostrando a metáfora
Várias pessoas da comunidade escolar participaram da aula ajudando de alguma forma.


Após o incentivo da professora foi a vez dos alunos, que por sua vez, também entusiasmados mostraram a metáfora no dia-a-dia, porque a vida é um poema.


O alunos ficaram orgulhosos da apresentação que fizeram e não esquecerão dos elogios das pessoas que assistiram e com certeza da satisfação de cada um.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GESTAR II, encontros dos dias 8/08 (sábado) e 10/08 (segunda- feira)

Iniciamos os encontros desejando boas-vindas e para reflexão foi usado o texto "a aranha".


A ARANHA

Uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que qeriam matá-lo.
O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato
e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira:


- Deus Todo Poderoso fazei com que os anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!!!

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha.

A aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha.

O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:

-Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha. Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar...

Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.
Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte.
Quando passaram em frente da trilha o homem escutou:
-Vamos entrar por esta trilha.
- Não, não está vendo que tem até teia de aranha?
Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas.


Com relação ao projeto GESTAR II, refletimos que é preciso não desanimar, aplicar o que foi visto nos TPs e adaptar o projeto ao plano de aula de cada professor e aos poucos, elaborar o plano anual para o próximo ano e para que tudo aconteça contamos com a ajuda de forças celestiais.

Depois desta reflexão apresentamos algumas frases como motivação para o grupo, mostrando o quanto somos fortes.


Assim começamos nossa viagem
Assustados e frágeis
tudo era tão difícil
A formação do grupo
O estudo e as tarefas
o contato com novas ideias
Tudo isso nos intimidou
nos primeiros momentos
porém fomos corajosos
e partimos para a luta
e então percebemos
que fazer aliança
era necessário
e saber mantê-la era vital
Também percebemos que devemos apoiar
estender a mão ao semelhante
para receber o mesmo em troca
e é exatamente neste momento
que nasce uma das palavras mais bela
AMIZADE
é ela que nos ensina a compartilhar
nosso ponto de vista
olhar na mesma direção
encarar os desafios.
afinal de contas a vida é uma batalha
e nos somos os guerreiros
que deveremos buscar uma estratégia
uma maneira de melhorar a educação
e ainda encontraremos tempo para nos divertir
pois somos nós que protagonizamos e dirigimos
esta linda viagem fantástica chamada GESTAR II
Para a elaboração da motivação acima foram pesquisadas várias figuras alusivas as frases e montado o slid no programa nero.


Após a motivação apresentamos o texto " Os neoleitores " o qual foi discutido, e assim como o termo letramento não contemplou o grupo, "neoleitores", apesar de ser bem entendido também não contemplou a nomenclatura, mesmo assim foram citados vários exemplos sobre neoleitores e a discussão foi fechada com a leitura do texto " CANOA", mostrando que cada um tem a sua sabedoria.

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis?Não, respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: É pena, você perdeu metade da vida. A professora muito social, entra na conversa: Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? Não, respondeu o barqueiro. Que pena! Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta: Vocês sabem nadar? NÃO! Responderam eles rapidamente. Então é uma pena - Conclui o barqueiro.Vocês perderam toda a vida. Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes

(PAULO FREIRE)



Logo em seguida o grupo trabalhou com os TPs: 3,4 e 5 observando qual ou quais TPs iriam usar para planejar a aula prática a ser desenvolvida na sala de aula, acontecendo agora a visita às escolas pelos formadores e cada cursista levou em mente a aula que irá desenvolver e nos formadores ficaremos esperando os agendamentos para a visita pedagógica.