Iniciamos a 2ª etapa do GESTAR II, em Belém do Pará no dia 14/09/09 com a formadora Tamar Rabelo, que desejou saber o que representou a 1ª etapa do Gestar II, para cada um dos cursistas, o que causou uma avalanche de adjetivos e justificativas. O meu foi "surpreendente", porque observo o esforço que os professores fazem para comparecerem aos encontros, apesar de na época da inscrição do Gestar já estarem comprometidos com carga horária, várias escolas e outros afazeres, mesmo assim, se inscreveram sem tempo para estudar e aplicar as atividades, mas com garra e determinação estão conseguindo se encaixar no objetivo do curso. Chegam e permanecem animados, participam das tarefas entusiasmados passando uma energia positiva para nós, fazem desta maneira porque sabem que precisam refletir sobre a prática de sala aula, trocar experiências e principalmente mudar, pois segundo o texto, " O Professor como Profissional Reflexivo" este nunca se satisfaz com sua prática, jamais a julga concluída e desta forma quem ganha é a educação de Ananindeua, porque segundo o texto "Pedro e seu Machado" estamos amolando o nosso, estamos atualizando conhecimentos e trocando experiências, ideias uma vez que o Gestar nos proporciona esta oportunidade.
Em outro momento foi dada a oportunidade dos municípios apresentarem como desenvolveram o projeto e nós de Ananindeua montamos um slide que inicia com um convite para chamar a atenção que foi um balão, onde convidávamos os presentes para uma viagem "fantástica", pois veríamos "O mesmo objeto e um novo olhar". logo em seguida vem a reflexão, uma vez que nós sempre iniciamos com um vídeo ou texto. Exploramos muito o poema "um galo sozinho não tece a manhã", onde colocamos que os professores lançariam convites a outros professores e os trariam para o curso. Mostramos também que a parte principal é o momento da troca de experiências e a reflexão sobre a prática em sala de aula. A teoria é dada por meio de uma interação, discussão terminando sempre com uma prática nas oficinas. Usamos sempre duas dinâmicas para descontrair e a visita nas escolas é feita, a fim de confirmar a aplicação do Gestar na prática, pois segundo Jaume Carbonell, na obra " A Aventura de inovar, A Mudança na Escola"(p.111), a formação continuada realiza-se em dois planos complementares: o individual, com a aquisição contínua de um saber sólido e atualizado nas distintas áreas de conhecimento; e o coletivo, com intercâmbio de ideias e experiências e o trabalho cooperativo que promova uma cultura inovadora nas escolas. Em ambos os casos, a chave está na intensidade da reflexão sobre a teoria e sobre a prática e isto é o GestarII.
Após estas duas etapas passamos para o estudo em grupo, iniciando com várias perguntas como exemplo: "Qual a concepção de ensino da língua apresentada pelo professor antes da 1ª etapa do Gestar? Quais as maiores dificuldades na escrita dos alunos? Qual a importância do ensino de gramática e como acontece? E outras questões... deixando claro que o professor precisa perceber as dificuldades dos alunos de acordo com as séries e planejar atividades para alcansar a meta desejada, porque se nos preocuparmos apenas com a teoria ou ler os livros do Gestar e não aplicá-los em sala de aula, estamos acreditando, mas não agindo e desta forma não atingiremos a meta, como é citado no texto " Acreditar e Agir": onde " O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito acreditar, e remou com toda a força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo que estava escrito agir e remou com todo o vigor. Novamente o barco agiu em sentido oposto, sem ir adinte. Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo e o barco impulsionados por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem. Portanto no texto o Gestar pode ser chamado de autoconfinça e a melhoria na educação a meta que desejamos atingir.
O Gestar é mão dupla entre a teoria e a prática e nestes encontros os formadores apresentam-nos materiais diversos, e algumas práticas, a fim de que sejam utilizados para elevar a auto-estima, pois agindo assim, o educador trabalhará os conteúdos de maneira diversificada, para despertar maior interesse da parte do educando deixando este de ser apenas espectador passando a ser participante nas atividades.
Cabe ao professor usar sua criatividade e capacidade para transmitir as informações de forma mais clara e elevar desta forma a auto -estima do aluno.
O gestar também é descontração, é união, é companheirismo, é criatividade é...... por isso nos encontros ficamos à vontade e isso é muito bom.