Logo em seguida passamos para a dinâmica, "Quem é o professor de português?" várias questões foram comentadas e a que causou polêmica foi "Quem é o professor de português?Para o aluno, para a comunidade, para ele mesmo? E o grupo refletiu e interagiu muito bem.
Iniciamos a parte prática, e foi uma chuva de idéias , muitos gêneros já haviam sido utilizados, mesmo assim voltariam à sala de aula, mas com nova roupagem, já que várias
dinâmicas, foram sugeridas como: a poesia em forma de dança, desenho ou representação teatral, a poesia para a produção de textos, como é o caso das poesias de Manuel Bandeira "Poema retirado de uma notícia de jornal" , " O Bicho" e "Irene", pois retratam o cotidiano humilde das pessoas desprotegidas socialmente , assim como o preconceito racial, a poesia nas aulas de História, Geografia e outras como é o caso da "Rosa de Hiroxima" de Vinícius de Moraes, que retrata o triste acontecimento da explosão da bomba atômica em Hiroxima, além das poesias foram citados outros gêneros como: placas, anúncios, biografias etc...
Atingimos portanto o objetivo que era adaptar o nível de complexidade linguística à série escolida, uma certa complexidade para a oitava série, por exemplo, assim como sistematizar em forma de classificação aberta os gêneros.
Os dois grupos se empenharam maravihosamente nas atividades.
Os dois grupos descontrairam - se com as dinâmicas de integração e comunicação; "Tecendo a Manhã" e " Nem o meu, nem o seu , o nosso" , cuja finalidade era propiciar um clima de
descontração entre os participantes dos grupos.