quinta-feira, 28 de maio de 2009

Gestar II, as velhas ideias, com nova roupagem

Nos encontros de sábado, 23 e terça-feira, 26 de maio de 2009, iniciamos com o vídeo "TIJOLO", foi muito bom, porque estimulou o pessoal a falar a respeito de uma passagem da vida profissional, ou seja, de dificuldades pelas quais passaram, algumas resolvidas e outras que se acharam impossibilitados de resolvê-las. Para as dificuldades não resolvidas várias sugestões foram dadas, isso descontraiu bastante e desta forma atingimos o objetivo que era partilhar acertos e dificuldades.


Logo em seguida passamos para a dinâmica, "Quem é o professor de português?" várias questões foram comentadas e a que causou polêmica foi "Quem é o professor de português?Para o aluno, para a comunidade, para ele mesmo? E o grupo refletiu e interagiu muito bem.



Iniciamos a parte prática, e foi uma chuva de idéias , muitos gêneros já haviam sido utilizados, mesmo assim voltariam à sala de aula, mas com nova roupagem, já que várias
dinâmicas, foram sugeridas como: a poesia em forma de dança, desenho ou representação teatral, a poesia para a produção de textos, como é o caso das poesias de Manuel Bandeira "Poema retirado de uma notícia de jornal" , " O Bicho" e "Irene", pois retratam o cotidiano humilde das pessoas desprotegidas socialmente , assim como o preconceito racial, a poesia nas aulas de História, Geografia e outras como é o caso da "Rosa de Hiroxima" de Vinícius de Moraes, que retrata o triste acontecimento da explosão da bomba atômica em Hiroxima, além das poesias foram citados outros gêneros como: placas, anúncios, biografias etc...
Atingimos portanto o objetivo que era adaptar o nível de complexidade linguística à série escolida, uma certa complexidade para a oitava série, por exemplo, assim como sistematizar em forma de classificação aberta os gêneros.
Os dois grupos se empenharam maravihosamente nas atividades.






Os dois grupos descontrairam - se com as dinâmicas de integração e comunicação; "Tecendo a Manhã" e " Nem o meu, nem o seu , o nosso" , cuja finalidade era propiciar um clima de
descontração entre os participantes dos grupos.

4 comentários:

  1. Maria

    Parabéns pelo seu trabalho. Está muito bacana.

    Alzeni

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria,

    O seu trabalho está fantástico.

    Passa no meu blog e dê uma olhada nas novas informações.

    Um grande abraço

    tamar

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria: Sou a Sílvia. Moro em Esmeraldas, mas nasci em Belém. Já alguns anos moro em Minas Gerais. Não esqueço Belém nem um dia.Encontrei o gestar no meu caminho, e estou muito feliz de,através dele ter te encontrado. Está maravilhoso teu blog. Peço licença para que o te blog possa me ajudar nessa empreitada de implantar o gestar em Esmeraldas. Um abraço bem paraense e bem apertado pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Maria Aparecida Rocha Santana16 de setembro de 2009 às 06:33

    Olá Maria, Sou Cida Rocha, moro em Itaberaba-BA,seu Blog está maravilhoso. Ser cursista do Gestar foi de suma importância em minha vida enquanto educadora.
    Parabéns!

    ResponderExcluir