quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENCONTRO DO DIA 8/10/09 (quinta -feira)

O encontro do dia 8/10/09 foi marcado por entusiasmo espiritual porque se aproximava a grande festa, o "Círio de Nossa Senhora de Nazaré " evento este que chega a ser considerado o "Natal dos Paraenses" e acontece no segundo domingo de outubro, este ano dia 11/10.




UM GESTAR EM CADA ESCOLA

Iniciamos pelo vídeo "trabalho em equipe", onde frizamos que se cada um fizer sua parte na escola, tudo irá as mil maravilhas e que o projeto elaborado trará bons resultados, porque cada pessoa envolvida saberá o que fazer e fará com empenho, pois a ideia do projeto será divulgada na escola em reunião com o corpo técnico e docente, uma vez que a diretora de ensino Fundamental de Ananindeua, Professora Edilza Correia, conversará com as gestoras e orientadoras para que seja feita a divulgação do projeto interdisciplinar, por isso solicitamos que pensassem em um tema, que olhassem a escola em que trabalham e percebessem qual a real necessidade da mesma, já que o objetivo do programa é a idealização de um projeto onde seja desenvolvido os conhecimentos adquiridos no mesmo e que seja contextualizada à realidade da escola

CONCRETIZAÇÃO DO GESTAR PARA O PÚBLICO de ANANINDEUA PARÁ
Além do vídeo, para motivá-los informamos que a diretora de ensino Fundamental quer que o Gestar II em Ananindeua seja reconhecido por meio de algo, como criação de uma revista, livro e outros... A cursista Jeane deu a ideia e um livro com os projetos elaborados no curso, mas não é definitivo, esperamos ter outras alternativas.
DIFICULDADES FUTURAS DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
Escutamos alguns cursistas que falaram da dificuldade que enfrentarão na execução do projeto, uma vez que nem todos os professores das escolas de Ananindeua estão fazendo o programa Gestar, encorajamos e reafirmamos que estamos a disposição para a teoria e até mesmo para irmos às escolas falar da importância da execução do projeto na mesma, por isso solicitamos que sejam sábios e que procurem uma temática de acordo com o problema encontrado na escola, pois:


Sábio é aquele que permite descobrir, que reconhece a importância de aprender o novo e que abre seu coração para sentir e ouvir...

Sábio é aquele que diz sim para a vida, que desperta o amor em si e em seu semelhante, na intenção de criar um mundo melhor para todos.


Logo após a reflexão, comentários e desabafos os cursistas manusearam dois modelos de projetos de leitura pesquisados na internet que servirão de base, ou luz para outros, idealizados no grupo de professores. Os projetos foram: " LEITURA E ESCRITA UTILIZANDO A LITERATURA DE CORDEL", " DO LIVRO PARA A LEITURA, DO LEITOR PARA A LEITURA DE MUNDO" .
Este é o grupo de cursista que juntamente com os colegas das escolas construirão o projeto, pois sabem que por mais difícil que seja a situação, não deixarão de acreditar e lutarão até o último momento.




Outro momento foi o do reforço sobre o texto : "Composição Salário Mínimo ", de Jô Soares, onde os cursistas chegaram a conclusão de que é um texto ótimo para sala de aula, já que oferece muitos recursos como: contexto social, gênero textual, tipos de linguagem formal e informal, trabalha com informações implicita e explicita, variedade linguística, sequência narrativa e descritiva, argumentação, desvios de gramática: concordância, coerência, pontuação..

O procedimento nas ideias das professoras: Roberta Barros, Otília Pereira, Valdelice Ferreira e Maria das Graças Cunha, para 8ª série, após leitura do texto de Jô Soares os alunos farão uma plenária a respeito de como as famílias vivem com o salário mínimo, falando do trabalho dos pais e da própria casa, solicitar uma pesquisa sobre o que daria para comprar com o salário mínimo nos supermercados, farmácias, feiras, padarias etc. próximos à comunidade escolar, apresentar o resultado da pesquisa com opiniões sobre o assunto na data combinada, depois leitura retirada de um jornal a respeito do assunto, confrontar os dois textos, enfatizando diferenças e pontos comuns, porém o mesmo assunto, aproveitar para mostrar que a linguagem de um texto pode ser diferente de acordo com vários fatores e intenção, produzir um texto sobre a situação social do Brasil, propondo possíveis soluções para os problemas do país, socializando com a turma os textos redigidos outra produção textual humorístico e irônico tendo como base o texto lido.

Procedimentos para a 5ª e 6ª séries nas ideias da professora: Helena Viana, Aila Damasceno, leitura enfatizando a fala infantil, identificar parágrafos, o gênero textual, analizar a sequência que compoem o texto, falar sobre o autor, identificar sequência narrativa e descritiva, comentar o que é o salário mínimo, o valor, quem ganha, ver esse valor em dobro, tríplo... fazer uma reflexão sobre moradia, alimentação, saúde, propor uma produção com um dos assuntos tratados no texto como: palavrão, aposentadoria, cesta básica, desemprego, constituição e escola. A cursista apresentou um texto sobre palavrão.

Procedimentos para a 7ª série nas ideias dos professores: Dimitri Braun, Liliam Santos, Raquel Campos, por meio da leitura do texto ajudar o aluno a desenvolver a sua criticidade, trabalhar vários conteúdos como coerência, coesão, concordância, regência, pontução, tempos verbais, gênero textual,linguagem formal e informal, argumentação, entrevista orientada a respeito do assunto. Produção textual sobre a citação "Quem não sabe pensar, acredita no que pensa. Mas quem sabe pensar questiona o que pensa".

Depois desta convivência agradável fui me preparar para as caminhadas e almoço do Círio 2009.