segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ENCONTRO DOS DIAS 1º e 5 DE DEZEMBRO

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis.

(Fernando Pessoa)

Foi o que aconteceu na II EXPOINFO da Secretaria de educação, exposição esta em que as cursistas RAQUEL e SILVIA estiveram mostrando o que aprenderam com o Gestar II e foram realmente momentos inesqucíveis. A árvore de vassouras de açaí de gêneros textuais fez sucesso, os poemas também marcaram presença e chamaram muito a atenção de todos.

O Gestar II está acontecendo em um tempo mínimo, porém os cursistas jamais esquecerão de gêneros textuais e outros assuntos revistos nos encontros. Hoje eles tem um novo olhar para os a velhos assuntos.







Os encontros dos dias 1º e 5 de dezembro aconteceram na escola São Paulo e na faculdade Fama de 8 às 18 horas.


Iniciamos com os textos "O Pote Rachado" e "O julgamento", onde todos fizeram leitura expressiva e logo após os comentários.

Que coloca que somos importantes, mas não somos perfeitos e de nossas fraquesas podemos tirar forças, todos nós somos potes rachados, e que neste projeto regaremos a renovação da escola em que estamos trabalhando, aos poucos faremos a construção do projeto com os demais colegas e que devemos estar preparados para julgamentos, e quando acontecer os comentários devemos lembrar dos textos e convencer os amigos a participarem desta construção, porque a semente foi lançada e regada por nós.

Solicitamos uma oração que foi dirigida pela cursista Ivonete, e logo em seguida os abraços cheios de sentimentos.

Combinamos o encontro final, onde os cursistas apresentarão um resumo do curso em poesias, depoimentos, música, ou a critério do mesmo e o projeto, pois é um gestar em cada escola.


Depois abrimos pra os "Avançndo na Prática".


Os verdadeiros vencedores na vida são aquelas pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la.

( Bárbara Pletcher)


E nós do Gestar nós esforçamos para melhorar a educação de Ananindeua, por isso os cursistas idealizam aulas que estimulam o raciocínio e a criatividade do aluno.


O cursista Renato da escola Bugarelli, trabalhou Gêneros textuais em forma de seminário com os temas" drogas, violência e prostituição". Objetivo era mostrar a realidade social por meio de textos e o intercâmbio família /escola. Muitos alunos convivem em um ambiente inadequado e parece que não percebem o perigo e em contato com vários textos com relação aos temas espera-se que o discente desperte para o perigo e com realção família /escola é porque muitas famílias só aparecem no final do ano para cobrar notas.

Selecionou alguns filmes como "Anjos do Sol ", " Cedo ou tarde " e outros em que os alunos assistiram e comentaram. Selecionou também músicas para a interpretação e pesquisa sobre os temas.


Os alunos mostraram a realidade do Pará com relação a prostituição infantil, gravidez precoce por meio de vídeo e chegaram a conclusão que a pessoa pode morar onde morar , que se ele quizer ser alguém, será e que bandido vive até 18 anos, e que é bom a família está presente em reuniões ou simplesmente fazer visitas frequentes para saber como está o filho na escola.


Os cursistas Dimitri e Dino da escola Raimunda Pinto, trabalhar gênero poético, na literatura de Cordel, trabalharam o histórico e a métrica e a pesquisa sobre cordel, socialização e exposição.


A cursista Líliam da escola Raimunda Pinto, trabalhou a interpretação de músicas do dia a dia dos alunos.

A cursista Valdelice da escola Raimunda Pinto, trabalhou "Brincadeira de roda". Comentou que se surpreende porque a família ajudou se não a criança não saberia explicar este passado para fazer comparações com o presente. Os alunos fizeram um resgate das brincadeiras de roda, apresentaram como as crianças brincavam antigamente, a inocência das brincadeiras das cantigas, o comportamento geral das crianças depois foi colocado como é a brincadeira de hoje, como a perda da inocência, a maldade dos adultos com relação as crianças, os jogos eletrônicos que influencia a violência.


A Cursista Ana Maria da escola Lúcia wanderley, trabalhou Charge, e o mais interessante foi que os alunos desenharm e fizeram a interpretação.




Trabalhamos o Tp2 na parte de arte e iniciamos com a dinâmica " O cadáver esquisito" que é construção de um poema, onde cada cursista recebeu um pedaço de cartolina para escrever uma frase, que foi colocada em um cartaz, colada uma após outra e depois copida e lida segundo a entonação de cada um. Com isso mostramos que a poesia é uma arte e que o professor de português usa arte na sala de aula, um vez que lança mão de música, poesias, imagens....







Iniciamos a oficina 4 do Tp 2, unidade 8. onde os cursistas trabalharam mais com bilhetes e após socialização dos bilhetes, a professora Helena fez uma poesia para homenagear a arte.


Minha tradução


Uma parte de mim
Viaja
Veleja
Se engaja
Outra, se cala
se encolhe
e para
Uma parte de mim grita
se agita
enloquece
Outra, erquece
Outra, emudece
se erquece
ensurdece

Uma parte de mim
é gigante
inatingível
é fortaleza
Outra, é frágil
parcela na
Cristal raro
Delicadeza
juntar, unir, ligar uma parte na ourtra não é uma questão de vida ou morte é questão de sorte.
Helena Viana
01/12/2009
Apresentamos algumas obras de arte do "ARTE PARÁ" 2009, para deixar claro que o aluno em língua portuguesa deve analizar a obra de acordo com o seu entendimento isso o deixará livre para produção textual.
A professora Maria Dias sugeriu que os alunos fizessem uma obra de arte abstrata com canetas e destacassem apenas as figuras sugeridas e com os nomes redigissem um narração.
Os cursistas trabalharam como revisão o TP4 , oficina 8 unidade 16, cujo objetivo é desenvolver uma sequência de produção textual e foram trabalhados provérbios para a reflexão e produção textual, a música Brasil mostra tua cara, onde foi confeccionado um painel com fotos a fim de que fosse estimulado a auto - estima e a profissão futura e outras ideias surgiram para a produção textual.
Solicitamos a leitura do TP 6 que tem como objetivo identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos, para isso foi combinado que cada cursista criaria seu código, porém nos apresentamos um código se o cursista quizer seguir poderá lançar mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário