sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ENCONTROS DOS DIAS 21/11 (sábado ) e 23/11 (segunda-feira)

"A vida está cheia de desafios, que se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades."
( Maxwell Maltz )

E o município de Ananindeua, onde trabalho, localizado na grande Belém sendo o segundo município mais populoso do Pará e o terceiro da Amazônia, com escolas nas ilhas, no centro e nos bairros e uma universidade particular, portanto desafia os alunos por meio de vários programas educacionais inclusive o Gestar II que está capacitando os professores a fim de que, ministrem aula de qualidade para diminuir as dificuldades dos alunos.




Além do Gestar II desafiar o aluno para a reflexão, criatividade e prática, outros incentivos surgiram como "Aluno nota dez" onde o mesmo recebe um cheque de R$100,00 naquele bimestre e os pais um cartão para desconto em vários pontos comerciais, o "Cursinho Popular", que oportuniza quem conclui o ensino Fundamental,"Revela talentos", que busca nas escolas poetas, poetisas e estes desafios poderão se transformar em grandes oportunidades para quem souber aproveitar, e nós do Gestar torcemos por todos.



"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.
(Dave Weinhbaum)

Nós que fazemos o Gestar II de língua portuguesa de Ananindeua - Pará não medimos esforços para que o grupo tenha bom desempenho em sala de aula, por isso programamos, organizamos e realizamos várias atividades com os cursistas para que possam dinamizar suas aulas e tornar real o objetivo maior do curso que é mão dupla entre a teoria e a prática e isso chamou muito a atenção, porque observaram que não é um curso em que se apresenta apenas a teoria e sim, dá condições para o professor usar os assuntos do programa da Secretaria com nova roupagem.




Ao iniciarmos o encontro lemos os textos "Sonhar" e o "Carpinteiro e a Casa" por causa do desenvolvimento do projeto que os cursistas estão idealizando.

Sonhar

Você precisa ter sonhos, acreditar que a toda hora, acontecerá coisas boas que mudará o rumo de sua vida.
Você precisa dizer sempre a você mesmo: -Vou conseguir! -Vou superar! -Vou chegar ao meu sonho!
Não importa o tamanho dos sonhos, sonhe muito e sempre mesmo que estes não se realizem como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser o melhor para você.
O Carpinteiro e a Casa.

Um velho carpinteiro estava para se aposentar.
Contou ao seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e construção de casas, para viver uma vida mais calma com sua família. Claro que sentiria falta do pagamento mensal, mas necessitava da aposentadoria. O dono da empresa pediu que construísse uma última casa como um favor especial.
Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão de obra e matéria prima de qualidade inferior.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. "Esta é sua casa", ele disse, " meu presente para você". Que choque! Que vergonha!
Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente.
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Os dois textos nos levaram à reflexão de que temos que idealizar o projeto pedagógico, sonhar com uma escola renovada e socializar com os demais colegas de outra disciplinas a fim de que seja construído o global, onde cada professor realizará ações envolvendo a leitura e a escrita e que esta idealização tem que ser bem feita sem pensar se ficará ou não na escola em que está,por isso é preferível pensar que o projeto será desenvolvido também por você.
Após este breve comentário ouvimos a opinião dos cursistas que falaram dos sonhos e alguns cursistas contratados não sabiam se no próximo ano estariam ainda na rede, mas que se empenhariam na idealização do projeto.
E o projeto foi retomado e cada cursista deu continuação à ideia proposta.
Para descontrair cantamos uma música e interpretada pela cursista Aila. todos riram bastante, deu mesmo para descontrair.

Eu preciso de você.
Você precisa de mim
Nós precisamos de Cristo
Até o fim
Sem cessar
Sem parar
Sem vacilar
Sem temer
Sem chorar

A professora Vera perguntou como cada cursista trabalha a gramática em sala de aula e cada um fez um comentário:
A cursista Helena falou que antes trabalhava a gramática pura e os alunos não aprendiam, ou aprendiam apenas por um período, após usar a pesquisa, resumo e estudo em grupo e individual sobre os assuntos como figuras de linguagem, os alunos apresentaram o assunto com convicção e portanto aprenderam e após esta experiência eu deixo o aluno à vontade para pesquisar, resumir e socializar e até criamos um regulamento para a sala de aula.
Solicitou que não esquecéssemos de marcar encontro após a parte presencial do Gestar II para socialização de experiências.
A cursista Karina comentou que a Secretaria, os concursos cobram a gramática, os pais e ela aplica, mas sente que está mudando os pouco, hoje usa bastante textos.

A cursista Ana Maria que trabalha com figuras, solicita a interpretação e depois é que parte para a gramática de acordo com a ideia do texto desenvolvido.

O professor Luiz Amoras trabalhou a gramática por meio de pesquisa e se surpreendeu com a turma, uma vez que usaram vários suportes inclusive álbum seriado para a socialização. Comentou que os alunos aprendem mais quando são eles que organizam a aula, porém frizou que em uma turma deu certo, mas na outra turma não, pois não houve esforço por parte dos alunos.


Trabalhamos as unidades 5 e 6 do Tp 2 e a oficina escolhida foi a 3 da unidade 6, texto "Quatro ", de Leão Cunha.

A cursista Jeane trabalharia com a 7ª série a leitura de texto, significação das palavras, emprego das palavras.
Questões que seriam levantadas sobre o texto lido:
1- Relacionar os quatro elementos científicos aos quatro elementos sociais.
2- A partir da leitura do texto exemplifique um tipo de frase.
3- Construa duas orações uando as palavras" terra e mágoa.
4- Empregue outras consoantes na palavra "AR", como por exemplo a palavra Bar. Em seguida escolha uma das palavras que você criou e construa um período composto.
5- Crie um texto narrativo utilizando cinco palavras do poema.

As cursistas Karina, Ivonete e Raquel, trabalhariam com a 5ª e 6ª séries.
1-Apresentariam a imagem aos alunos, fazendo com que o grupo a interpretasse levando em consideração os quatro elementos.
2- Provocar no aluno a curiosidade na interpretação do texto propondo as seguintes questões
a-) Qual a relação entre a imagem e o poema?
b-)Por que o poeta colocou o poema na ordem inversa?
c-)A que "maus" elementos o poeta se refere no poema? Justifique.
3-Trabalhar o poema concretista, que foge da estrutura convencional do poema.
4-Produção textual " Breve comentário da imagem"
5-Análise linguística: Letras, fonemas e dígrafos.

Outros cursistas trabalhariam a interdisciplinariedade entre português, ciências, geografia e arte. O bom é que nossos cursistas já não trabalham a gramática pura, todos estão procurando acompanhar a época usando texto.

Gramática

Não termines tudo com um ponto
Fica mais suave com reticências...
Enquanto me olhas com este olhar de interrogação,
Puxa-me forte para perto de teu corpo
e me faz uma exclamação!
(Alessandra Tussi)


Como motivação usamos quem "Conta um conto aumenta um ponto".

Distribuimos papel e o cursista escreveu o nome e o início da história e passando de cursista em cursista para que cada um continuasse a narrativa, até chegar ao dono da história, depois solicitamos a leitura e apenas uma narrativa estava incoerente, foi muito engraçado...



Apresentamos uma sequência de figuras e explicamos que os cursistas poderiam solicitar uma narrativa de acordo com a colocação das figuras e usar a criatividade.

Para concluir avisamos que fizessem leitura do Tp2 " Arte ", tP4 (revisão) e Tp6.

De tudo ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que precisamos continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: fazer da interrupção um caminho novo... Da queda um passo de dança...do medo um trampolim... Do sonho uma ponte... Da procura um encontro...
( Fernando Pessoa )

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