segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ENCONTROS DOS DIAS 07/11 (sábado) e 10/11 (terça-feira)

RECORDAÇÕES:

"Quem foi ao Pará parou, tomou açaí ficou". Você lembra do açaí que tomou em Belém do Pará?




É excelente para interdisciplinariedade e socialização em sala de aula, aproveitem, além do que você observa temos lenda, culinária, artesanato, músicas. aproveitem a dica!

Nos encontros dos dias 07/11(sábado) e 10/11(terça-feira), na escola São Paulo e na Faculdade fama de 8:00 às 18:00, iniciamos ouvindo uma professora que estava triste por problemas familiares e surgiu a ideia da música de Martinho da Vila.

Canta, canta minha gente
Deixe a tristeza pra lá
Canta forte,canta alto
Que a vida vai melhorar
..........................................

Deus nos conduziu porque para a hora do acolhimento eletrônico pois a professora Vera havia escolhido o slid "Gotas de Bênção" de Sabine Sagitar que foi adequada a situação do momento

"Para que tenhas paz e alegria sinta neste momento que derramam-se sobre ti as fontes de luz.

Logo após partimos para a leitura em sequência e reflexão sobre a "Gestão do tempo" para chamar atenção sobre a organização da agenda, porque o Gestar já está chegando ao final da fase presencial e o projeto tem que ser socializado.


" Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguimos fazer com que caibam mais compromissos"

E que as pedras grandes tem que ser colocadas por primeiro. No caso o projeto.


E um por um dos cursistas comentou sobre o texto e a professora Silvia frizou que devemos colocar as pedras grandes primeiro, mas não esquecer de nós, principalmente a mulher tem que se cuidar em todos os sentidos.

Para concluir "Variações linguísticas" a professora Vera mostrou um quadro com vários rostos, vários tipos físicos, para dar ênfase as variações linguísticas. Depois mostrou propagandas com desvios ortograficos e chegamos a conclusão que devemos auxiliar muito nossos alunos na parte da ortografia, porque ideias "brotam", mas alguns precisam de ajuda e essa ajuda tem que ser individual. Uma cursista conseguiu diminuir um pouco o problema copiando no quadro textos pequenos e selecionados uma vez na semana, após leitura cópia e verificação dos cadernos.



Observamos que a pessoa tem visão de mundo e que consegue passar a mensagem por causa da causa e intenção.

A Professora Sandra Redondo socializou a culminância da aula sobre gêneros textuais aplicada na escola "Maria Emília", onde comentou que foi um sucesso a trajetória porque houve o trabalho de pesquisa, de material e reflexão dos alunos sobre o assunto, ela ficou maravilhada com tudo o
que aconteceu.



Foi trabalhada a música " CHOPIS CENTIS" , do grupo Mamonas Assassinas

Eu di um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos ao chopping
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que tava gostoso,mas eu prefiro
aipim.
Quanta gente, quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas
Casas Bahia.
Esse tal de Chopis é muito legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns
rolezinhos
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger
E também o Van Damme.
Nessa música, o grupo intencionalmente explora uma variante linguística. Por isso, cria um personagem que teria determinadas características de fala.
No primeiro verso da canção, foi empregado "di", em lugar de dei. Esse erro é muito comum entre crianças que estão aprendendo a falar e com esta introdução deixamos os cursistas idealizarem como usariam este texto na sala de aula e tivemos:
Leitura, canto e comentário sobre os autores.
Iterpretação e reflexão sobre a vida e a realidade dos alunos
Reescritura de texto em língua formal para comparar com o texto original.
Identificação das marcas de oralidade e humor
Pesquisa sobre dialetos regionais e socialização
Pesquisa e socialização sobre a época de 90
Montagem e explicação de uma maquete com referência a música.

Depois apresentamos o poema "À Moda Caipira" de Elias José.
U musquitu ca mutuca
num cumbina
U musquitu pula
i a mutuca impina
U patu ca pata
num afina
U patu comi grama.
i a pata qué coisa fina.
......................................

Fizemos leitura de pegadinhas e textos onde apareciam as palavras bicicreta, prástico e outras presentes no cotidiano dos alunos.
Apresentamos o dicionário "Papa chibé" onde contém as pérolas do cotidiano paraense, com exemplo:
Porrudo - grande, gordo
Eu choooro! - não estou nem aí, dá teu jeito.
Pai d' Égua! - excelente ou ruim conforme a entonação de você
Maninhu - colega, amigo

Bolamos um Bingo com variedades linguísticas do Pará. Cnfeccionamos cartelas com 15 palavras cotidianas do paraense, onde o ganhador receberia o prêmio e elaboraria um texto criando uma situação com as palavras da cartela e socializaria com os amigos por meio de uma dramatização.
Distribuimos papel padronizado para o projeto e cada cursista fez a sua parte.

"As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar. Prossiga, e a luz aparecerá e brilhará com clareza crescente em seu caminho"
(Jean le Rond D' Alembert)

Exibimos o slid que mostra a língua Portuguesa no mundo. Após ouvimos os cursistas e uma professora comentou que as escolas receberam material do MEC, onde contém este assunto com o nome de " Além mar".

Como podemos observar em todos os encontros chegamos a conclusão de que o GESTAR é:




Gosto pela mudança.
Experiência compartilhada
Satisfação nos encontros
Transformação na prática
Animção na sala de aula
Responsabilidade com a educação

A missão da escola, atualmente, e dar prioridade à língua escrita. Ela é muito importante para a formação do aluno, mas não se deve esquecer que a oralidade não pode ser deixada de lado. É possível trabalhar o funcionamento da língua por meio de texto como forma de acesso natural à língua, explorando a oralidade e a escrita.

"Não devemos esquecer que os pingos de chuva fazem um buraco na pedra não pela violência, mas por cair com frequência", por isso devemos insistir com as variedades linguísticas para que o aluno saiba adequar a fala as diversas situações de uso.
(Confúcio)

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