(Diego)
Na segunda etapa do Gestar II em Ananindeua - Pará, nós formadoras resolvemos fazer um reforço de atividades dos TPs, uma vez que, alguns de nossos cursistas estavam devendo tarefas, por esta razão trabalharemos sempre com dois TPs, como exemplo: Tp3 e TP1, para não atrasar muito e dar oportunidade a quem precisa, porque :
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
Por isso se dará oportunidade aos cursistas que tiveram problemas quanto as lições de casa, a fim de que sintam na prática a mudança que acontece com a metodologia do Gestar.
O encontro do dia 30/09/09, aconteceu na Faculdade FAMA de 8h às 18horas. Iniciamos com a leitura de um texto "Acreditar e Agir" texto retirado da Internet e com título invertido para se adequar a motivação pretendida. O mesmo foi lido pela professora Helena Viana e comentado pela mesma e demais professores, onde se fez a relação do Gestar com o texto e observamos que realmente existe uma corelação entre o texto e o Gestar, pois não adianta só acreditar, tem-se que colocar em prática em sala de aula, a fim de que os "Avançando na Prática" aconteçam de verdade. Também como reflexão o vídeo " Que diferença faz uma estação"
Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, por isso, ele mandou cada um em uma viagem, para observar uma parreira que estava plantada em um local distante.
O primeiro filho foi lá no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão, e o quarto e mais jovem, no Outono.
Quando todos eles partiram, e retornaram, ele os reuniu, e pediu que cada um descrevesse o que tinha visto.
O homem então explicou a seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas uma estação da vida da árvore.
Ele falou que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação, e que a essência de quem são eles, é o prazer, a alegria e o amor que vêm daquela vida podem ser medidos ao final, quando todas as estações estão completas
Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras.
Desta forma ninguém pode julgar o Gestar antes do final do mesmo e da aplicação por meio de projeto o qual se está trabalhando por etapas, para que seja bem pensado e aceito por todos os professores das referidas escolas.
Depois listamos as atividades realizadas nos encontros anteriores para fazer um balanço e cada cursista pode ver o que faltava realizar e o quanto os demais haviam realizado, porque alguns cursistas tiveram problemas com referência ao calendário escolar e eventos por parte da Secretaria de Educação (SEMED) e nós não queremos que saibam o que fazer, que estejam vendo o objeto, mas sejam abatidos por dificuldades como se estas fossem água fria, como se apanhassem dos acontecimentos tanto da escola como da Secretaria deixando para segundo plano o Gestar, e desta maneira caíndo na rotina "eu não faço porque sempre foi assim" conforme ilustrarei com um trecho do texto "As Bananas", retirado da Internet.
Numa experiência científica um grupo de cientista, colocou cinco macacos em uma jaula.
No meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas.
Quando um macaco subia a escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir à escada, os outros o pegavam e batiam muito nele
Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir à escada, dela sendo retirado pelos outros que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia à escada. E substituíram todos os macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir na escada, com certeza responderiam: " Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".
Nós do GESTAR não queremos que professores que não fazem o gestar influenciem; de modo negativo os que estão se esforçando para estudar em casa, realizar atividade na escola e participar das oficinas, por isso procuramos dar as mãos e fazer o melhor para verem que vale a pena participar .
Distribuímos para quem faltava as "Avaliações Diagnósticas" e novamente falamos da importância da mesma para avaliar a turma escolhida, servindo como entrada para diagnosticar as dificuldades e a partir daí ter o pé no chão para as ações, frizamos também a importância dos descritores e cada cursista analizou o bloco de provas e após esclarecimentos das dúvidas, anotamos a série, a turma, e o número de alunos para que a Secretaria Municipal de Educação se responsabilize pelas cópias e marque o dia das aplicações das avaliações.
No momento de troca de experiências a professora Vera comentou de seu trabalho com as "Receitas Criativas", onde os alunos passaram primeiro pela execução de uma receita bem simples e própria para a idade deles, depois partirem para as receitas criativas, com temas livres, como: receita para respeitar os mais velhos, para ser estudioso, para não envelhecer etc. tendo como suporte livro. Também a referida professora trabalhou "A Literatura de Cordel" com uma turma de 5ª série, comentou que eles não tiveram dificuldades em criar os poemas. A professora Maria Dias, após trabalhar com a 6ª série verbo no modo imperativo, também trabalhou com o gênero " receitas criativas" em painéis, para os alunos a aula foi bem diferente, pois queriam mostrar o que haviam redigido e também com esta mesma 6ª série trabalhou Classificados iniciando por uma pesquisa no jornal, leitura recorte e colagem, estudo da técnica de elaboraçãoa e a prática em classificados engraçados. A professora Helena Viana deu depoimento de que a aula que ministrou a respeito do assunto metáfora com letra de música e poesia foi muito produtiva e de fácil entendimento. A professora Raquel que trabalhou com classificados comentou que foi muito agradável, que foi uma aula diferente e que verificou que sua prática mudou para melhor. E certamente quem aplica a metodologia do Gestar se transforma.
"A maioria das pessoas enxergam o mundo como ilusões, algumas outras enxergam a realidade, mas apenas os sábios tem a capacidade de transformar."
E todos nós que fazemos o Gestar iremos transformar a educação em algo agradável, porque nossos cursistas já perceberam que o aluno não quer mais aquela aula onde apenas o professor age, ele hoje quer interagir.
Solicitamos que escolhessem três atividades do "Avançando na Prática" realizassem em sala e trouxessem o resultado com relatório para o grupão.
Para descontrair usamos a dinâmica do Kit de material escolar: lápis, borracha, liga, cliper, caneta, um coração, pedaço de papel, liga e um chocolate. cada cursista falou o significado dos materiais para si. Foi muito bom porque levaram como presente e aoraram o chocolate.
Iniciamos o reforço da Oficina 5 do TP3, onde os grupos expuseram suas ideias de como trabalhariam com os textos:" Poema tirado de uma notícia de jornal" , "Bom dia" e "Salário Mínimo", todos os cursistas presentes participaram, documentaram e interagiram e chegaram a conclusão de que " leitura viva" é quando a pessoa ler com entendimento e reflexão, desta forma lhe será mais fácil a produção textual. A segunda conclusão é que o texto do Jô Soares é um texto escolar para 7ª e 8ª séries, pois é amplo incluindo até o tema "renda familiar", a cada leitura um novo olhar.
Apresentamos o resumo do que foi feito na primeira etapa, envolvendo motivação, reflexão, troca de experiência, dinâmicas, teoria e a prática nas oficinas.
No final iniciamos o TP1, com um comentário geral sobre " variações linguísticas", onde assistimos o vídeo do "Chico Bento no shopping" e para finalizar assistimos "trabalho em equipe".
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