quinta-feira, 2 de julho de 2009

DIA 30/06/2009, ÚLTIMO ENCONTRO DA PRIMEIRA ETAPA DO GESTAR II, TURMAS DE SÁBADO E DA SEMANA.

Nosso último encontro da primeira etapa do Gestar II aconteceu dia 30/06/09, na escola São Paulo onde pela primeira vez unimos as turmas, de sábado e da semana e iniciamos o TP5, que trata da estilística, coesão, coerência e as relações lógicas do texto.



Para o chamado acolhimento usamos o vídeo o "voo dos gansos" que trata da união do grupo por que unidos uns aos outros os resutados serão melhores, será mais fácil e agradável alcançarmos as metas, compartilharmos lideranças, respeitarmos mutuamente o tempo todo, dividir os problemas, reunir habilidades e capacidades, combinar dons, talentos e recursos, tudo isso e muito mais é a cara do grupo que participa do Gestar II em Ananindeua.



Para leitura reflexiva foi usado o texto " O Professor como Profissional Reflexivo", cujo primeiro parágrafo aguça mudança, "Pensar é começar a mudar. Todo ser, porque é imperfeito, é passível de mudança, progresso, aperfeiçoamento. E isso só é possível a partir de uma reflexão sobre si mesmo e suas ações. A avaliação da prática leva a descobrir falhas e possibilidades de melhoria. Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional.
Iniciamos a discussão falando de estilo, que segundo Othon, (p.103) " estilo é tudo aquilo que individualiza obra criada pelo homem, como resultado de um esforço mental, de uma elaboração do espírito, traduzido em ideias, imagens, ou formas concretas", ou seja, o modo pessoal de fazer algo, conjunto de caractrística de um objeto, de uma época, elegância no jeito de se vestir ou se comportar.
No domínio da linguagem estilo é o resultado de uma escolha dos meios de expressão realizada pelo falante, nesse caso, é a expressão de uma experiência individual, pode ligar- se as intenções do falante, a emoção e a afetividade.

A estilística estuda a linguagem que é todo sistema organizado de signos, que serve como meio de comunicação entre os indivíduos, daí termos a linguagem verbal e a não- verbal.

A linguagem permite um grau de liberdade que se manifesta no estilo, no idioleto, isto é, na linguagem de cada indivíduo, com o conjunto de marcas pessoais que constituem sua fala. E para ilustrar a fala individual foi lido "Cada um é cada um", TP5 P.16 "trem de ferro", TP5 P. 18,19 20, onde os cursistas puderam colocar em prática o estilo. Para descontrair usamos a dinâmica "emoção e diversão", para esta dinâmica escolhemos uma música conhecida que foi cantada e logo depois uma caixinha que continha vários estilos e emoções como:raiva, tristeza dor, alegria, gagueira e outros... foi passando de mão em mão e a pessoa que ficasse com ela quando a música parasse representaria o estilo indicado pelo papel escolhido, foi muito divertido.

Quanto aos recursos expressivos ligados ao som e à palavra os grupos elaboraram textos criativos. O aspecto lúdico das palavras fez os grupos darem muitas risadas.



Antes do filme " Os narradores de Javé" aplicamos a dinâmica "Entrevista musical". foi um sucesso todos cantaram com a alma, pois eram músicas conhecidas e alegres

Após o filme entregamos aos cursistas um "porta tudo" de cerâmica marajoara, um cd com as atividades da primeira etapa TPs 3 , 4, 5, sorteamos um livro doado pela cursista Raquel "Letramento Emancipatório: educação rural e ensino de língua portuguesa" autor: Samuel Pereira Campos.





Ao final do encontro da primeira etapa do Gestar II tivemos a presença da Diretora de ensino de Ananindeua "Profª Edilza" e das coordenadoras do Gestar II em Anindeua-Pa "Professoras Sandra Helena e Maridelma Ferreira". E no final marcamos o primeiro encontro da segunda etapa para o dia 08/08/2009 (sábado) e 10/08/2009 (segunda-feira).




Boas Férias.... Até o próximo encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário